Balneabilidade das Principais Cachoeiras de Foz do Iguaçu

Projeto Integrador: Saúde e Meio Ambiente

A cada semestre temos o objetivo de realizar um projeto integrador com um tema diferenciado, esse semestre recebemos o tema SAÚDE E MEIO AMBIENTE, a partir disso eu e meus colegas,Fábio Cardozo e Gabriela Jung, escolhemos o tema "Balneabilidade das Principais Cachoeiras de Foz do Iguaçu-PR".

O turismo ecológico vem crescendo constantemente em Foz do Iguaçu e é o segmento de mais rápido crescimento na indústria turística em diversos países. Segundo Eagles (2001), este setor do turismo depende fundamentalmente de dois componentes: níveis de qualidade ambiental e níveis de satisfação do consumidor.

O monitoramento da balneabilidade das cachoeiras é muito importante para a avaliação da qualidade da água de contato primário, sendo de acordo com a resolução CONAMA 274/2000. A avaliação pode indicar se possui esgoto na água e a probabilidade de existir organismos patogênicos, um grande fator da contaminação de rios, é a falta de saneamento básico.

Para Machado (1999), os turistas devem receber a água em sua melhor qualidade, deixando claro que o responsável pelo local utilizado, nesse caso a prefeitura, deve determinar a qualidade de suas águas através de análises físicas, químicas e biológicas.

Apesar da crescente utilização das águas para fins recreacionais, nota-se uma carência de estudos e programas de monitoramento que avaliem as condições de balneabilidade, especialmente nas cachoeiras que estão sendo utilizadas para lazer, o que pode proporcionar o contato de banhistas com águas contaminadas por efluentes domésticos e industriais.

Como uma forma de avaliação da balneabilidade das principais cachoeiras de Foz do Iguaçu, resolvemos iniciar este projeto, para, deste modo comunicar para a região e turistas sobre as condições dos locais que frequentam. É importante e necessária a verificação frequente dessas condições visando que, qualquer contato com água contaminada pode oferecer riscos á saúde da população. O problema se torna mais grave no verão, quando a população que vive ao redor do rio aumenta o uso significativamente, o que significa a geração de mais resíduos. O que influencia a balneabilidade é a densidade de coliformes fecais que são microrganismos presentes nas fezes de animais de sangue quente, considerados bioindicadores de poluição.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora